segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

GELEIA DE PIMENTA: COMBINA COM O QUE???


A geléia de pimenta é muito versátil, pode-se utilizá-la desde a entrada até a sobremesa, passando pelo prato principal. Utilize-a como decoração do prato ou em porções individuais, sua cor avermelhada brilhosa realça os ingredientes todos. Bom, a partir daí imaginem só, começasse a comer com os olhos, pois a beleza do prato é de dar água na boca. 

Descrevo várias sugestões de uso da geleia de pimenta vindas dos amigos que a experimentam, dos clientes e de levantamentos em receitas. 

Aperitivo/entrada: a geleia pode ser utilizada com bolachinha salgada ou uma torrada fininha. A quem goste de petiscar com  palitos/biscoitos mergulhando na geléia, para um momento mais intimista; desta mesma forma, palito, pode ser feito um aperitivo com vegetais cozidos e que possam ser mergulhados na geleia de pimenta, assim como em outros molhos. A geleia pode ser a base de um canapé que combine com queijo, ou presunto com ricota. Tenho uma vizinha que misturou a geleia com ricota amassada para este momento.
Foto: Mauro Matiotti
Acompanhamento do Prato Principal: tem clientes que compram a geleia para usar no churrasco, acompanha tanto carne de gado, frango, porco como o carneiro. Você pode  servir a geleia individualmente ou passando-a na peça toda pouco antes de serví-la, desta forma o sabor ardido/doce se dissolve mais. Esta mesma maneira de utilizar a geléia pode ser feita em assados no forno. E, que tal, fazer um molho de framboesa com geleia de pimenta para acompanhar um medalhão de filé Mignon !!!??????

Lá vai a receita: Ingredientes: 675g de framboesas frescas, 1/4 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de suco de limão, 2 colheres (chá) amido de milho, Geleia de pimenta a gosto.
Modo de Preparo
Bata as framboesas no processador até virar um purê,passe por uma
peneira (para retirar as sementes),coloque numa panela.Junte o
açúcar,batendo,deixe ferver,abaixe o fogo.Desmanche o amido no
suco de limão,acrescente ao molho e cozinhe até engrossar. Retire do fogo e acrescente a geleia de pimenta, misture.

 Caso não tenha  as framboesas, experimente usar outras frutas vermelhas como morangos ou amoras.

Para os vegetarianos a sugestão é usar a geleia de pimenta com as saladas verdes e, inclusive, nas que usam frutas como rúcula com manga. Imaginem um prato de vegetais cozidos, com diversas cores e dê um toque com a geleia de pimenta. Eu, particularmente, gosto de usá-la em um prato de massa com molho de puro tomate e manjericão. Fica delicioso!!!!
Foto: Mauro Matiotti
Sobremesa:  que tal um pedaço de brownie de chocolate com uma bola de sorvete de creme e geleia de pimenta por cima dando um toque especial. Outra sugestão doce é usar taças para colocar o mouse de chocolate, leve à geladeira e ao endurecer coloque a geleia de pimenta, decore com uma folinha de hortelã. A geleia com sorvete é demais, sabor apimentado/doce /gelado!!!

Bom, poderíamos escrever muito mais, mas a melhor parte é a criatividade de cada um. Se você usa a geleia de pimenta de uma forma diferente das descritas aqui, uma forma toda sua, COMPARTI-LHE NOS COMENTÁRIOS E BOM APETITE!!!!!!!!!!!!